A Indústria > É Inovadora

A inovação está na nossa natureza!

A indústria cosmética europeia é altamente inovadora, ocupando um papel de liderança no desenvolvimento de novos produtos. Guiado pela ciência, este setor de atividade emprega mais de 30.040 cientistas na Europa, com competências em diversas disciplinas, incluindo química analítica, física, reologia, biologia, microbiologia, toxicologia, fisiologia, farmácia, medicina dentária, dermatologia, nanociência, engenharia e genética.

Os programas de investigação e desenvolvimento (I&D) analisam e avaliam todos os aspetos imagináveis da beleza e do bem-estar. Desde a investigação do comportamento do consumidor e das suas aspirações, em termos de beleza, passando pela biologia da pele, do cabelo, dos dentes e da cavidade oral, até às tecnologias inovadoras e aos métodos de desenvolvimento sustentável.

Estes programas ajudam a selecionar os melhores ingredientes e a projetar e desenvolver produtos cosméticos seguros para o ser humano e para o meio ambiente, atendendo, simultaneamente, às expectativas, em constante mudança, dos consumidores. Estima-se que o investimento total em I&D, na Europa, seja de 2,35 bilhões de euros.

A indústria cosmética desenvolve produtos que consigam ir ao encontro dos mais diversos fatores individuais, como a idade, o sexo, a etnia, a crença religiosa, a localização geográfica, a condição climática, o estilo de vida, a saúde e o bem-estar de cada um de nós.

Os consumidores estão cada vez mais conscientes do meio ambiente e das ramificações, sociais e éticas, da produção e do consumo. Eles esperam que as empresas compartilhem das suas preocupações e ajam de forma empática. Para os industriais do setor da cosmética, isso resulta num aumento do compromisso com o uso responsável de recursos, no desenvolvimento e na produção, em todas as cadeias de valor. Este compromisso dá origem a um novo nível de inovação em todas as áreas da indústria cosmética.