Produtos Essenciais
Percepção do consumidor
Um estudo sobre a perceção do consumidor europeu face aos produtos cosméticos, publicado pela Cosmetics Europe em 2022, revelou que um consumidor europeu utiliza, em média, mais de 7 produtos cosméticos diferentes, por dia, e quase 13 produtos cosméticos diferentes, por semana. Esse mesmo estudo revelou, também, que 72 % dos consumidores europeus consideram que os produtos cosméticos são importantes ou, mesmo, muito importantes no seu quotidiano.
Os cosméticos são verdadeiramente apreciados e valorizados pelos consumidores europeus que utilizam estes produtos nos seus hábitos de higiene pessoal, reconhecendo o seu relevante contributo para a melhoria da qualidade de vida e para a proteção da saúde, individual e coletiva.
Mas, os cosméticos são muito mais do que aparentam. Para a grande maioria dos consumidores europeus, os cosméticos são percecionados como produtos essenciais para o seu completo bem-estar físico, mental e social. Os consumidores europeus têm consciência que ao cuidarem da sua aparência, estão a reforçar a sua autoestima e a sua autoconfiança, qualidades fundamentais para construir e manter relacionamentos saudáveis e lidar melhor com os desafios do dia a dia.






Os cosméticos são essenciais
Para além de tornarem evidente que os produtos cosméticos são essenciais para os consumidores europeus, os resultados desse mesmo estudo revelaram que o caráter essencial que é percecionado pelos consumidores relativamente a algumas categorias de produtos pode divergir entre eles. E é legítimo e expectável que assim seja.
Vejam‑se, por exemplo, algumas das diferenças encontradas entre género, grupo etário e país de residência.
Ainda que a importância atribuída aos produtos cosméticos, em geral, pelos consumidores do género masculino tenha vindo a aumentar consideravelmente, os produtos para a maquilhagem continuam a ser mais valorizados pelos consumidores do género feminino.
O perfume é percecionado pelos adolescentes como uma forma de exprimir o seu próprio estilo e aumentar a sua autoconfiança, sendo o melhor exemplo de um produto cosmético especialmente valorizado a partir da adolescência, pelo reconhecido benefício nas interações sociais.
Um outro exemplo são os produtos cosméticos para os cuidados relacionados com a exposição solar, naturalmente percecionados como mais importantes para os cidadãos europeus que residem nos países do sul da europa.
Em suma, o contributo da indústria cosmética para a proteção da saúde humana, individual e coletiva, e o carácter essencial dos produtos cosméticos, em todas as fases da vida, são dois aspetos indubitavelmente reconhecidos pelos consumidores europeus que utilizam, diariamente, diversas categorias de produtos cosméticos.